Alimentos gelados prejudicam a saúde?
- Ândrya Nayane
- 12 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de fev.

Descubra se é crença ou fato que alimentos gelados fazem mal a saúde.
Durante minha formação em medicina chinesa aprendi que os alimentos e bebidas geladas são prejudicais e que devemos evitar, pois a digestão é um processo que usa o aquecimento para absorver os alimentos. O excesso do frio poderia causar baixa vitalidade, facilidade de contrair doenças, influenciar a fertilidade e saúde da mulher.
A medicina chinesa se desenvolveu com base no conhecimento empírico, na observação da prática no dia a dia. Enquanto os estudos cientificos são desenvolvidos com metodologias e comparação entre grupos de intervenção e controle.
Um dos meus questionamentos é se essa recomendação realmente tem um impacto em nossa saúde. Ao longo da minha formação cursei biotecnologia e enfermagem e não tenho como deixar de analisar esse assunto pela visão cientifica.
As informações sobre a influência da temperatura das refeições são escassas e controversas; por exemplo, alguns estudos relatam que uma refeição quente acelera significativamente o esvaziamento gástrico, embora outros estudos tenham relatado resultados opostos. Em um estudo que avaliou a temperatura do sistema digestivo, agua fria teve um impacto na temperatura gastrointestinal 12 horas após a ingestão.
Estudos recentes indicaram que a temperatura fria pode alterar a composição e a função da microbiota intestinal. Além disso, a temperatura fria também pode prejudicar a saúde humana, especialmente em crianças que apresentam maior risco de doenças gastrointestinais, como diarreia, em condições mais frias.
Com base no conhecimento atual não é possível afirmar categoricamente que o alimento gelado prejudica a saúde. Se temos uma temperatura ideal para o funcionamento do nosso corpo, acredito que o consumo em excesso não seria o mais indicado. Por exemplo, quando somos expostos ao frio continuamente não nos sentimos bem, ficamos contraídos e em situações extremas podemos desenvolver a hipotermia.
Adaptar as estações do ano
Conforme a estação do ano sentimos mais necessidade de alimentos frescos ou quentes porque é uma forma do nosso organismo de se adaptar ao ambiente.
Observe o efeito em seu corpo
Algumas pessoas ao consumir alimentos frios regularmente podem ter problemas intestinais, como inchaço, cólicas e distensão abdominal.
Um problema intestinal comum enfrentado por pessoas que não toleram bem alimentos ou bebidas frias é a dispepsia funcional, também conhecida como dor de estômago não ulcerosa ou dispepsia não ulcerosa. Os sintomas da dispepsia funcional incluem sinais e sintomas recorrentes de indigestão, como: dor ou queimação no estômago, inchaço, arrotos excessivos, náusea, sentir-se saciado muito cedo, sem causa aparente.
A sensibilidade da garganta a alimentos frios também é algo individual, nem todos sem sentem piores ou pegam um resfriado ao consumir alimentos gelados. Se o seu organismo é mais sensível ao frio o mais indicado é consumir os alimentos na temperatura moderada.
Roxane B, Ouma Chandrou K, Pierre Alexandre C, Christophe C, Bruno S, Stéphane B, Hervé N, Sébastien M, Nicolas B. Gastrointestinal thermal homogeneity and effect of cold water ingestion. J Therm Biol. 2018 Dec;78:204-208. doi: 10.1016/j.jtherbio.2018.10.002. Epub 2018 Oct 13. PMID: 30509636.
Remes-Troche, JM “Muito quente” ou “muito frio”: efeitos da temperatura da refeição na função gástrica. Dig Dis Sci 58 , 2439–2440 (2013). https://doi.org/10.1007/s10620-013-2789-4
Wang Q, Fu W, Guo Y, Tang Y, Du H, Wang M, Liu Z, Li Q, An L, Tian J, Li M, Wu Z. Drinking Warm Water Improves Growth Performance and Optimizes the Gut Microbiota in Early Postweaning Rabbits during Winter. Animals (Basel). 2019 Jun 12;9(6):346. doi: 10.3390/ani9060346. PMID: 31212853; PMCID: PMC6616395.
Chevalier C, Stojanović O, Colin DJ, Suarez-Zamorano N, Tarallo V, Veyrat-Durebex C, Rigo D, Fabbiano S, Stevanović A, Hagemann S, Montet X, Seimbille Y, Zamboni N, Hapfelmeier S, Trajkovski M. Gut Microbiota Orchestrates Energy Homeostasis during Cold. Cell. 2015 Dec 3;163(6):1360-74. doi: 10.1016/j.cell.2015.11.004. PMID: 26638070.
Comentários