Tratamento do Câncer e Terapias Complementares
- Ândrya Nayane
- 13 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2021
Aprenda a identificar quais terapias são mais indicadas
Com os recentes avanços clínicos, milhões de pessoas sobrevivem muitos anos após o diagnóstico de #câncer. As terapias convencionais para tratar o câncer continuam evoluindo, mas às vezes o paciente com câncer e seus sintomas não são tratados com igual habilidade.
O diagnóstico não é fácil de ser aceito e muitos sentimentos negativos são associados ao câncer. O tratamento convencional é necessário, mas possui efeitos colaterais. Os pacientes costumam procurar outros #tratamentos complementares e alternativos para aliviar os sintomas e melhorar a resposta ao tratamento. Mas como usar essas terapias? Qual a indicação?
Alguns motivos que levam ao paciente procurar terapias complementares e alternativas:
Aliviar os efeitos colaterais do tratamento do câncer sem precisar tomar mais remédios;
Buscar uma abordagem de tratamento menos desagradável que possa ter menos efeitos colaterais;
Ter um papel ativo na melhoria de sua própria saúde e bem-estar;
Preferencia por teorias alternativas de saúde e doença, bem como tratamentos alternativos.
Diferenças entre a terapia complementar e terapia alternativa
Terapias complementares e integrativas fazem parte de um grupo composto por diversos sistemas de cuidado em saúde e práticas que não fazem parte da medicina convencional. Portanto, como o próprio nome diz as terapias complementares são um complemento e podem ser utilizadas durante ou após o tratamento convencional. O uso de terapias complementares no tratamento do câncer tem como objetivo administrar sintomas físicos e emocionais e promover saúde e bem-estar.
Enquanto a "terapia alternativa" é descrita como uma forma de substituir o tratamento convencional. As pessoas tentam usar uma terapia alternativa por diversas razões. Uma delas é o medo dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia e outra possível razão é por não acreditarem que a medicina convencional pode ajudar. Não existem provas que validem a substituição do tratamento convencional do câncer por terapias alternativas. Além disso, mesmo que uma terapia se denomine natural não significa que seja inofensiva. Atualmente, não existe terapia alternativa para o tratamento do câncer. Devido o impacto que a doença tem na vida das pessoas, os pacientes e cuidadores podem ficar vulneráveis a falsas promessas e curas que supostamente possuem poucos efeitos colaterais. Sendo que o principal efeito colateral pode ser receber o tratamento adequado tarde demais.

O uso das terapias complementares e integrativas durante o #tratamentodocâncer tem como objetivo melhorar o enfrentamento, ajudando a reduzir os sintomas emocionais e físicos.
#Acupuntura no tratamento do câncer
A acupuntura auxilia na redução dos sintomas que muitos pacientes com câncer enfrentam como:
dor,
xerostomia (boca seca);
náusea;
ansiedade;
depressão
constipação;
fadiga.
Outras terapias integrativas que possuem indicação no tratamento contra o câncer: yoga, Tai Chi, Qi Gong (exercício chinês que utiliza posturas e técnicas respiratórias), reflexologia, meditação.
Questões para serem consideradas ao escolher uma terapia complementar e integrativa:
O tratamento é indicado para a situação que estou enfrentando?
Quais alegações são feitas sobre o tratamento? Qual é o seu benefício ou efeito colateral? Suspeite de qualquer tratamento que diga que pode curar o câncer. Alegações de que um tratamento pode curar todos os cânceres ou que pode curar o câncer e outras doenças difíceis de tratar (incluindo esclerose múltipla, AIDS, etc.) com certeza serão falsas.
Qual a qualificação do profissional que disponibiliza o tratamento? O profissional deve ter a qualificação necessária para o tratamento que está sendo disponibilizado.
O método está amplamente disponível para uso dentro da comunidade de saúde? Uma vez que o tratamento é considerado seguro e útil, geralmente é amplamente adotado por outros profissionais. Cuidado com os tratamentos que você só pode obter apenas em uma clínica.
Podem ocorrer interações com o meu tratamento?
Converse com seu médico e peça um aconselhamento sobre o uso de terapias complementares em seu caso. Os médicos geralmente apoiam o uso durante e após o tratamento. A comunicação entre paciente e profissional da saúde é fundamental.
AMERICAN CANCER SOCIETY. Complementary and Alternative Methods and Cancer. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/complementary-and-alternative-medicine/complementary-and-alternative-methods-and-cancer/using-cam-safely.html
CASSILETH, B. R. The complete guide to complementary therapies in cancer care: essential information for patients, survivors and health professionals. Singapore: World Scientific Publishing Co.; 2011.
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Medicina Integrativa. Disponível em: https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/conheca-oncologia-einstein/medicina-integrativa
LADAS E. J.; KELLY K.M. Integrative Strategies for Cancer Patients. Singapore: World Scientific Publishing Co.; 2012
SIEGEL, P.; BARROS, N. F.. Ladas EJ, Kelly KM. Integrative Strategies for Cancer Patients. Singapore: World Scientific Publishing Co.; 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232013001100033&script=sci_arttext&tlng=es
SIEGEL, P. et al. O que é a Oncologia Integrativa?. Cadernos Saúde Coletiva, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2013000300018
SIEGEL, P.; BARROS, N. F. Práticas Integrativas na Oncologia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1367-1370, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312014000401367&script=sci_arttext
Comments